Coragem para começar


Ao iniciar mais este ano que a graça de Deus nos permite viver, peçamos a Deus a coragem necessária para prosseguirmos. Sim, pedir a coragem de que todos precisamos para enfrentar a vida do dia a dia, na qual se revela a coragem que todos possuímos.

Pois alguém dizia que a perfeita coragem é realizar nossos deveres sem testemunhas.

É certo que existe mais segurança na coragem de enfrentar os problemas do que na covardia de fugir deles. É esta coragem que devemos pedir a Deus para este ano que começa.

Retomamos mais intensamente neste mês, as atividades pastorais e a programação pastoral da Diocese, com o novo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Gonise. Também as inúmeras atividades nas comunidades e paróquias. Portanto: apesar da pandemia, coragem, com cuidado!

O mês de fevereiro inicia-se com a festa da luz, dia 02/02, a apresentação de Jesus no Templo. Ele, nos braços de Maria e Simeão, se revela luz para todas as nações. Sigamos esta luz. Dia 03/02 recordamos São Brás, santo muito querido por nosso povo.

Seguir a luz de Cristo é viver como São Jerônimo Emiliano, celebrado dia 08/02.

Santo leigo que fundou a Congregação dos Padres Somascos, para cuidar dos órfãos abandonados. Em nossa Diocese eles estão presentes há várias décadas, na Região Pastoral Santo André – Leste, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Órfãos.

Nossos parabéns a eles. Dia 11/02 recordamos Nossa Senhora e sua aparição em Lourdes, que se tornou local de peregrinação de doentes do mundo todo. Ali Maria se revelou como “A Imaculada Conceição”. Dia 14/02 fazemos memória dos santos evangelizadores dos povos eslavos e co-patronos da Europa: São Cirilo e São Metódio.

Dia 21/02 recordamos São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja, o qual a vida toda se empenhou para limpar a Igreja e conduzi-la à pureza do Evangelho. Vamos celebrar dia 22/02 a Festa da Cátedra de São Pedro. Este Apóstolo foi querido por Jesus como cabeça da Igreja: “Se me amas, apascenta meus cordeiros…”. Jesus escolheu Pedro porque percebeu que o próprio Pai o escolheu, quando lhe revelou quem era realmente Jesus. Celebrar a Cátedra de São Pedro é celebrar sua autoridade conferida por Cristo.

Dia 23/02 celebramos a memória de São Policarpo, bispo e mártir. Juntamente com a memória de Santa Águeda, virgem e mártir, celebrado no dia 05/02, nos trazem à memória o árduo dever de testemunhar Jesus dispostos a assumir missão com a cruz.

Nos trabalhos e afazeres do dia a dia, não esqueçamos que Deus nos acompanha e a Igreja toda nos assiste com esta “nuvem de testemunhas”(Hb 12,1), Igreja triunfante, para nos animar nas batalhas cotidianas, a nós que estamos na terra, e somos a Igreja militante. Portanto, coragem!

PS: Rezem por mim, pois dia 25/02 completo 44 anos de minha ordenação sacerdotal.


Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square