Posts Recentes
Posts Em Destaque

Apocalipse: a escolha é sua!


Apocalipse, este é o título do último livro da Bíblia cuja autoria é atribuída a São João Evangelista, escrito lá pelo ano 95 d.C. A palavra quer dizer “revelação”. É um livro escrito no gênero literário, a propósito, chamado apocalíptico.


Este livro é composto de visões e imagens cifradas, cheio de alusões e metáforas, pois se dirige às comunidades cristãs do século II, perseguidas pelo Império Romano. Nesta linguagem, compreendida pelas comunidades mas desconhecida pelo Império, a mensagem poderia atingir sua finalidade: dar coragem aos cristãos perseguidos.


Na linguagem popular apocalipse é palavra que dá medo. Para muitos lembra destruição e o fim do mundo. Porém, é um livro procurado devido a seu mistério. Todos intuem que sua mensagem é importante para a vida, embora de difícil entendimento. Por isso, cada um vai ler e, conforme puder, vai tirar as próprias conclusões. Quem tem razão? Nada melhor que examinar as informações que o próprio autor deste livro deixou, espalhadas pelo próprio livro do Apocalipse. Assim, se esclarece o sentido deste escrito favorecendo o entendimento.


Naquela situação de perseguição, as comunidades cristãs concluíram que iriam ser exterminadas, estava perto o fim dos tempos. Todas as portas estavam fechadas, os poderes do mundo estavam contra os cristãos, colocados fora da lei pelo imperador romano. A perseguição era violenta e ninguém escapava ao controle da polícia (cf. Ap 13, 16).


Assim como naquele tempo, também hoje na situação catastrófica em que estamos, muitos desanimam e se sentem perdidos. Porém, há os que embora sofrendo continuam firmes na fé e na esperança. O certo é que todos tinham necessidade de uma palavra de conforto e encorajamento.


O Apocalipse mostra que dentro do tempo da história, marcado pelas perseguições, contradições e dores, existe o tempo de Deus, a hora de Deus, o plano de Deus. O livro vai revelando que dentro dos acontecimentos da perseguição, naquela época, e das dificuldades que enfrentamos hoje, a Boa Nova da chegada de Deus que vem para libertar, está acontecendo.


As comunidades cristãs da época, como as de hoje, diante das crises, perguntavam se valia a pena continuar no caminho de Jesus, vivendo da fé. O Apocalipse enfrenta o problema revelando o outro lado dos acontecimentos, o lado escondido e misterioso da ação de Deus no mundo no meio do “pandemônio”. Ele ilumina os fatos à luz da fé e nos revela que: a) os acontecimentos não estão escapando da mão de Deus, apesar das aparências em contrário; b) O poder dos poderosos não passa de engano, eles parecem ser donos do mundo, mas sem querer e sem saber, contribuem para que os planos de Deus se realizem. Pois, Deus escreve direito por linhas tortas. O destino dos maus será a derrota total. Examinemos a história, veremos como o poder passa: “tempus endax rerum” (o tempo tudo devora).


Dentro dos próprios acontecimentos conflitivos e desesperadores tem um recado de Deus, uma boa notícia: “Deus é o Senhor da história, quem não está com Ele está contra Ele: perderá o jogo”. Os opressores, exploradores, imorais, corruptos, mentirosos, assassinos, serão derrotados e condenados, todos! (cf. Ap 21, 8). Isto é possível de perceber nos acontecimentos, somente para quem tem fé. A ressurreição de Jesus é a garantia.


Na situação que estamos vivendo é bom ler este livro, e perceber a esperança que ele nos infunde. Deus está fazendo novas todas as coisas: construindo um mundo novo, a nova Jerusalém (cidade da paz), com os escombros da Babilônia (cidade da confusão), pois só Ele pode tirar o bem do que é mal.


No fim do livro se afirma que todos devem prestar contas de suas ações. Prestar contas à sua consciência e ao próprio Deus: “Todos são julgados, cada um conforme as suas obras” (Ap 20, 12). A morte será derrotada e com ela os que promoveram a morte neste mundo (cf. Ap 20, 14). Os que promoveram a vida terão seus nomes inscritos no Livro da Vida e viverão para sempre com Deus (cf. Ap 20, 15).

A cada um cabe escolher: promover a morte ou promover a vida! O que você está escolhendo?

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria Paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Domingo às 10h30  (transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd) e 18h

Terça-feira às 19h30 (somente transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube