Posts Recentes
Posts Em Destaque

Dom Pedro: “Missão dos comunicadores é propagar a verdade, o amor e a justiça”


“Qual a missão do comunicador? O comunicador cristão vai levar a palavra de Jesus ao povo. A igreja existe para ser missionária! O compromisso da comunicação na igreja é ser uma comunicação missionária do evangelho. E o que é levar o evangelho? É levar a Boa Notícia do projeto de Deus para a humanidade, que é um projeto da verdade, do amor e de justiça.”


Em Ação de Graças pelos agentes da Pascom no 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, refletiu sobre o papel dos comunicadores na sociedade atual, na manhã de domingo (24/05), durante a Solenidade da Ascensão do Senhor, diretamente da residência episcopal, onde tem presidido missas todas as quartas e domingos desde a segunda quinzena de março, em virtude da realização de celebrações sem a presença de fiéis, sendo transmitidas pelo Facebook da Diocese.


Dom Pedro destacou o protagonismo da Pastoral da Comunicação neste período de pandemia, nas mais diversas mídias, citou a mensagem do Papa Francisco, pelo dom maravilhoso que brota da inteligência, e o trabalho voluntário dos agentes da Pascom.


“Temos uma pastoral bem desenvolvida e quando chegou essa pandemia, se fortaleceu mais ainda, através das mídias sociais desenvolvidas pelo Departamento de Comunicação, da Pascom em cada uma das paróquias, que conta com inúmeros voluntários, células que captam e divulgam aquilo que é bonito, positivo, a palavra de Deus e os acontecimentos de nossa Diocese”, comenta o bispo, ao recordar da relevância da pastoral, na mobilização ocorrida em março de 2019 para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no Grande ABC.


Três pontos

Parabenizando os agentes da Pastoral Diocesana da Comunicação e de todas as paróquias das dez regiões pastorais, os integrantes do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André e profissionais jornalistas de jornais, rádio, televisão e sites do Grande ABC, Dom Pedro destacou três pontos do projeto de Deus para a humanidade, essenciais no trabalho de propagar a Boa Nova em toda a sociedade.


Neste sentido, o bispo diocesano disse que é preciso ter discernimento, apuração dos fatos e compromisso com a divulgação de notícias verdadeiras.


“A fake news está associada ao pecado, porque é mentira. E o diabo é o pai da mentira, que espalha mentira para confundir a obra de Deus. Portanto, o compromisso do comunicador cristão é com a verdade dos fatos. A verdade maior do evangelho”, reitera.


Num segundo momento, Dom Pedro enfatizou a necessidade do comunicador praticar e incentivar a solidariedade diante das dificuldades enfrentadas pela população em tempos de pandemia da Covid-19. “É o compromisso com o amor, a mensagem central do evangelho”, frisa.

Por último, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC destacou como fundamental que todo comunicador tenha compromisso com a justiça do Reino de Deus.


“Que a força de Deus triunfe sobre a maldade. Que prevaleça a verdade e a justiça. Que sejam fortalecidos, a fim de que a missão maravilhosa de espalhar a Boa Nova do Reino de Deus e fortalecer os corações seja assumida com mais garra por todos. Ser comunicador hoje acima do ganha pão e de um hobbie, é uma missão de fazer com que a humanidade levada com Cristo para glória do Pai seja cada vez mais transformada”, sintetiza.


Vitória dos cristãos

Durante a homilia da Solenidade da Ascensão do Senhor, Dom Pedro destacou que a vitória de Cristo sobre pecado e a morte é a vitória completa do cristão.


“Ele reina com o Pai, não só na divindade, mas na sua humanidade. Jesus veio, viveu a vida conosco, padeceu, ressuscitou e agora está junto do Pai, glorificado com essa humanidade que Ele veio para a Terra. Na volta, leva essa humanidade com Ele, dando a possibilidade de sermos filhos de Deus”, indica.


Num segundo ponto luminoso, o bispo explica que Jesus envia os apóstolos em missão para anunciar que seguir os passos dele é o caminho da verdade e da vida. Apesar de passar pelo calvário, Jesus sobe, na condição humana como um movimento para Deus.


“Nossa vida é um caminhar para Deus, em etapas. É uma busca de se relacionar com Deus, com os irmãos. Que o homem egoísta se torne um homem solidário, do amor fraterno, e da paz. É a transformação desta natureza humana para que seja permeada pela natureza divina”, orienta.


Comunicado

Com o período da quarentena prorrogado até o dia 31 de maio em todo o estado de São Paulo, a Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano, divulgou nota no dia 13 de maio, em que mantém suspensas as celebrações presenciais, após reunião online com os padres coordenadores das dez regiões pastorais. O decreto do dia 20 de março continua em vigor, sem alterações no momento. As transmissões de missas e atividades continuam ocorrendo apenas pela internet, sem a presença de fiéis. Em sintonia com as orientações das autoridades civis e da área da saúde, a Igreja Católica no Grande ABC recomenda cautela e prioriza, sobretudo, o cuidado com a vida das pessoas.


Leia o comunicado: https://bit.ly/2WRVua8

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria Paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Domingo às 10h30  (transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd) e 18h

Terça-feira às 19h30 (somente transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube