July 2, 2020

Please reload

Posts Recentes

Missas - Transmissão domingo às 10h30 e terça-feira às 19h30

June 16, 2020

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Dom Pedro: paciência e coragem são virtudes em tempos de pandemia

April 28, 2020

 “Peço que todo nosso povo cristão católico persevere. Vamos ter esperança que a palavra que ouvimos e meditamos está se cumprindo. Jesus caminha conosco. No meio desta pandemia, Ele está conosco.”

 

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini afirmou durante a Santa Missa do 3º Domingo da Páscoa (26/04), que a paciência e a coragem são virtudes neste período de isolamento social, a fim de que em breve, o reencontro seja seguro em todas as comunidades da Diocese de Santo André.

 

“Sabemos que, no Estado de São Paulo, a quarentena se prolongará até o dia 10 de maio. Mas no dia 8, o governo já prometeu algumas orientações de como será a volta de algumas atividades do comércio e outras áreas. Vamos aguardar com muita calma e paciência essa provação oferecendo a Deus tudo isso com humildade e perguntando porque Deus permite que passemos por toda essa situação. É na sua palavra que nós vamos encontrar as luzes. Na sua palavra e oração, porque encontramos Ele dentro de nós”, analisa.

Dom Pedro citou a reunião do Consep (Conselho Episcopal de Pastoral), realizada na quinta-feira (23/04), para dizer que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está monitorando toda a situação da pandemia e prezando, sobretudo, pela vida da população, antes de tomar qualquer iniciativa para retorno das celebrações com a presença de público.

“Nós fizemos um discernimento. Não podemos abrir agora as igrejas para as missas presenciais com todo mundo, mas devemos seguir as orientações das autoridades civis e da área da saúde”, destaca.

 

Meditação da palavra

Na transmissão pela internet, diretamente de sua residência episcopal, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC rezou pelas intenções dos fiéis para que Deus fortaleça e encoraje cada um na travessia deste período difícil, no enfrentamento da Covid-19.

“Estamos vivendo esse drama na área da Saúde no Brasil, algo nunca visto, e também o drama da situação política em nosso país que é grave. Peçamos que a Palavra de Deus e a Santa Eucaristia nos ilumine diante desses desafios”, salienta.

 

Ao refletir sobre o Evangelho do Dia (Lc 24,13-35), Dom Pedro revelou que quem descobre Cristo vivo e ressuscitado em meio a tantas dificuldades e tristezas é aquele que tem fé. “A fé é a nossa resposta às propostas de Deus”, frisa.

 

Dom Pedro prosseguiu com a meditação da palavra: “Se Jesus ressuscitou e está vivo como posso encontrá-lo? O povo perguntava como nós, no meio desta pandemia, perguntamos se Jesus está vivo, porque há tanta tristeza que nos rodeia, mortes, a fome, dificuldades de todo tipo, onde está Jesus ressuscitado? Como posso fazer uma experiência real com esse Jesus que a morte não conseguiu vencer? A mesma pergunta que cristãos antepassados faziam, diante das dificuldades, nós hoje também a fazemos”, compara.

 

São Lucas tem a resposta no evangelho deste domingo: “Nós podemos ter devaneios de grandeza, sonhar com intervenções espetaculares e decisivas de Deus na história humana. Mas esses não são os esquemas de Deus… Não será numa intervenção desse tipo que encontraremos Jesus, vivo e ressuscitado. No entanto, Ele está vivo e caminha ao nosso lado nos caminhos do mundo. Às vezes, não conseguimos reconhecê-Lo, pois os nossos corações estão cheios de perspectivas erradas acerca do que Ele é, dos seus métodos e do que Ele pretende; mas, apesar de tudo, Ele faz-Se nosso companheiro de viagem, caminha conosco passo a passo, alimenta a nossa caminhada com a esperança que brota da sua Palavra, faz-Se encontrar na partilha comunitária do pão.”

 

Dedicação do clero

O bispo diocesano também direcionou um abraço especial a todo o clero diocesano que tem se dedicado a evangelizar e promover transmissões online para estar mais perto dos fiéis.

 

“Agradeço a todos que nestes tempos difíceis tem se esforçado para não deixar o nosso povo sem o alimento da Palavra de Deus. Existem muitas maneiras de estar presente nas comunidades. Todos sabemos que o seu padre, o seu pároco está lá, mesmo que você não o encontre e não o veja toda hora como antes. Ele está rezando e preparando tantas coisas para que, através dos meios de comunicação, possa chegar a Boa Nova até vocês”, elogia.

 

Ano Vocacional

Antes da benção final para todos e todas, Dom Pedro mais uma vez conclamou aos fiéis internautas a rezarem juntos a oração do Ano Vocacional Diocesano, uma iniciativa inédita da Igreja Católica no Grande ABC com o objetivo de incentivar novas vocações a acolherem o chamado de Deus, e aproveitou para convidar todos e todas a participarem da celebração da Hora Santa Vocacional do Domingo do Bom Pastor, no próximo dia 3 de maio, às 15h, através das mídias sociais da Diocese de Santo André.

 

“Vamos rezar por todas as vocações que brotam do batismo, vocação de seguir Jesus em várias missões dentro da Igreja e no mundo todo. De modo especial, rezemos pelas vocações sacerdotais e religiosas da vida consagrada”, ressalta.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags