Padroeira do Brasil e do coração dos brasileiros católicos


Quando, em 1717, a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi resgatada das águas do Rio Paraíba, não se poderia imaginar a dimensão que tomaria a devoção a Nossa Senhora da Conceição “Aparecida”.

A Virgem Maria era padroeira do Reino de Portugal, do qual o Brasil fazia parte como domínio colonial. Era então muito comum as casas terem uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição e muitas capelas e igrejas a ela eram dedicadas. Por isso, o encontro desta imagem não seria extraordinário se não fosse a circunstância na qual apareceu: momento de aflição de três pescadores com o dever de apresentar resultado sem que a pesca tivesse sido propícia. A intercessão à Maria foi sentida.

A fé deste povo simples percebeu que naquele acontecimento a mãe de Jesus fez uma “visita”, como havia feito a Isabel para ajudar. E esta visita foi acolhida de geração em geração através das orações e preces, das promessas e do culto que foi se espalhando pelo Brasil afora.


A pequena imagem sorridente e de mãos postas animava o povo em meio à escuridão do Brasil, mergulhado na miséria da escravidão negra, a mais cruel. Diante da pequena imagem, rompeu-se as correntes de ferro que prendiam o escravo. O povo todo entendeu: é a mãe do Cristo Libertador que veio anunciar sua chegada para livrar o povo de suas misérias. E assim Nossa Senhora Aparecida vem levando o povo para Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” Maria intercessora, protetora e mãe do povo de Deus. É a primeira na fé, auxílio dos cristãos. Por mais difícil que seja o momento da vida pessoal de cada um, e da vida social, sabemos que não estamos a sós. Podemos ouvir de Maria o que ela disse ao índio S. Juan Diego: “Não temas, nem a doença ou o que for, que sou sua mãe? Não estou aqui? Não está você em meu colo?”


Como é bom para nós aceitar o presente que Jesus nos entregou ao morrer na cruz: sua mãe! Nossa Diocese de Santo André é uma diocese mariana, pois grande parte das paróquias são dedicadas a Deus por sua intercessão e patrocínio.

No dia 05 de outubro passado foi criada e instalada mais uma paróquia na nossa Diocese, juntando-se às 104 já existentes, no Parque Selecta, em São Bernardo do Campo, a Paróquia Imaculada Conceição Aparecida.

Que ela interceda por nossa Diocese, pelo bispo, padres, diáconos e por todos os batizados. Que sejamos a Igreja acolhedora e missionária que Jesus pede de nós. Lembramo-nos com todo o carinho das crianças, que hoje celebram seu dia. Olhemos com carinho por elas e consagremos seu futuro de fé à Mãe Aparecida.


A todos vocês que estão lendo esta mensagem, envio a bênção de pai e pastor, com muito carinho, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Amém!


Dom Pedro Carlos Cipollini Bispo de Santo André

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square