Posts Recentes
Posts Em Destaque

Pedi ao Senhor da Messe que envie operários


Em agosto celebramos o padroeiro dos padres São João Batista Vianey, Cura d‘Ars e por isso, se convencionou dedicar o mês de agosto a rezar de maneira especial pelos sacerdotes. A palavra vocação evoca-nos o chamado à santidade em primeiro lugar, o que é válido para todos os batizados. Mas em especial se refere à vocação dos sacerdotes, os presbíteros da Igreja. O mês de agosto foi instituído como mês vocacional, pelos bispos do Brasil (CNBB), em 1981, na 19ª Assembleia Geral, com a finalidade de aprofundar a conscientização sobre o chamado de Deus a cada batizado em seu particular estado de vida.


Todas as vocações a partir de nossa fé e dos Evangelhos, têm sua referência em Cristo. É Ele a chave necessária para a compreensão das realidades tanto batismais como sacerdotais em nossa Igreja.


Na primeira semana do mês de agosto, celebramos a vocação sacerdotal. Com o único e definitivo sacrifício da cruz, Jesus comunica a todos os seus discípulos a dignidade e missão de sacerdotes da nova e eterna Aliança. Os batizados são as pedras vivas com as quais se constrói o edifício da Igreja (cf. 1Pd 2,4-5).


Os presbíteros, são escolhidos entre os batizados para participar da missão e consagração de Cristo mediante o sacramento da Ordem, em virtude do qual são configurados a Jesus Cristo Pastor, com a missão de anunciar a Boa-Nova em nome e na pessoa de Jesus.

Na segunda semana celebramos a vocação ao matrimônio juntamente com a Semana da Família que foi chamada por São João Paulo II de “santuário da vida”.

Na terceira semana celebramos a vocação à vida religiosa. Os religiosos e consagrados, dão o exemplo de uma vida santa e dedicada a viver a “radicalidade evangélica”, assumindo a pobreza, castidade e obediência em comunidade de vida.

Na quarta semana celebramos a vocação laical. Os leigos e leigas são testemunhas da alegria do Evangelho em todos os ambientes. É significativo que no último domingo do mês celebramos o “dia do Catequista”. Vocação que sobressai entre os ministérios laicais.

Convido nossa Igreja a rezar pelos sacerdotes e em especial rezar e se empenhar pelas vocações sacerdotais. O serviço de animação vocacional é uma urgência pastoral para todas as dioceses, mas em especial para nós.


Quero agradecer de modo especial as “Mães (pais) e Madrinhas (padrinhos) orantes pelos sacerdotes”, esta iniciativa tão bonita, surgida em nossa Igreja para sustentar os sacerdotes e as vocações com as orações.


*Artigo de Dom Pedro Carlos Cipollini para o Jornal A Boa Notícia

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria Paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Domingo às 10h30  (transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd) e 18h

Terça-feira às 19h30 (somente transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube