November 17, 2019

November 1, 2019

Please reload

Posts Recentes

Avisos

November 17, 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Cristo Vive! Jovens celebram vitória de Jesus no Domingo de Ramos

April 16, 2019

 

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do maior encontro da juventude na Diocese de Santo André, que contou com procissão, missa com Dom Pedro e reflexão com Abner Santos.

 

“Cristo Vive!”. O grito de saudação entoado pela juventude resume a vitória de Jesus Cristo durante a 9ª edição do Domingo de Ramos da Diocese de Santo André, que reuniu na tarde de 14 de abril, cerca de 1,5 mil jovens e muitas famílias dos sete municípios do Grande ABC, num itinerário que contou com procissão, missa, momentos de oração, reflexão e apresentação musical, em São Bernardo do Campo.

 

Como reza a tradição, nesta data comemora-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado por multidões como Filho de Deus e o rei humilde que traz paz ao mundo. Os fiéis empunham pelas ruas os ramos de oliveira e palmeira para serem benzidos durante a caminhada e a celebração, simbolizando a vitória de Cristo.

 

“Jesus sofre livremente pela humanidade. Entrega sua vida. É isso que nós vemos. E não foi inútil. A vitória de Jesus vem pela sua ressurreição. Ele não usou sua condição divina, seu poder infinito para se impor, mas para servir e aguardar a conversão dos corações. A vitória de Cristo será concretizada ao longo da história, por pessoas como nós, que acreditamos Nele”, salienta Dom Pedro, em homilia que destacou a missão de anunciarmos Jesus e o Reino de Paz, relembrando o documento apresentado na XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, em outubro do ano passado.

 

“A Igreja como casa dos jovens. Nela Jesus mora e vive. Vocês, jovens, muitas vezes desanimam diante do tsunami de coisas que caem em cima de vocês. Mas devem se animar. O futuro pertence a vocês. Não podemos ter desânimo, não podemos ficar parados, alienados ou iludidos com tantas coisas que jogam em cima de nós. Cristo vive e Ele pode dar vida aqueles que acreditam Nele. Uma vida que dura para sempre”, descreve o bispo.

 

“Jesus ensina que o valor da vida está no amor, e não no consumismo e nas pequenas satisfações. É preciso sonhar alto e acolher o projeto de vida que Deus tem para você. Cada um é valioso de Deus”, completa Dom Pedro, ao citar mensagem do Papa Francisco e integrar a tradicional selfie com os jovens participantes do Domingo de Ramos.

*

Força da Juventude

Organizado pelo Setor Juventude e com apoio de diversas pastorais e movimentos da Igreja Católica na região, o evento teve início com a concentração em frente à Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem), localizada na Praça da Matriz, no centro são-bernardense. Durante quase duas horas, das 13h30 às 15h20, os jovens oravam e cantavam louvores ao Senhor, se preparando para a procissão que percorreria trecho da Rua Marechal Deodoro, o principal corredor comercial da cidade, até o Paço Municipal.

 

Por volta das 16h25, a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Pedro e com a participação dos padres, seminaristas, acólitos, coroinhas, equipes da liturgia e ministros da eucaristia reservou momentos de meditação e encontro mais íntimo com Jesus Cristo. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, além de vereadores e autoridades públicas também prestigiaram a celebração.

 

“Esse encontro demonstrou mais uma vez a força da juventude da Diocese de Santo André, celebrando a vitória de Cristo e trazendo mais esperança para nossa sociedade, com uma mensagem de paz e amor”, avalia o assessor diocesano do Setor Juventude, padre José Aparecido de Souza.

 

No encerramento próximo das 18h, o cantor e compositor Abner Santos apresentou momento oracional durante mais de uma hora, com testemunhos de fé e louvores ao Senhor, arrancando lágrimas do público que permaneceu no local.

 

“É uma alegria imensa partilhar meu coração e minha vida com vocês. A arte é uma maneira de se aproximar de Deus e unir as pessoas para fazer o bem”, reflete o cantor, compositor e escritor Abner Santos, que atua na área da Administração.

 

O Setor Inclusão também apoiou o evento com interpretação de libras, audiodescrição e espaço reservado para pessoas com deficiência.

*

Trigêmeas de fé

Coroinhas, cerimoniárias e atualmente coordenadoras de crisma e estagiárias de Direito. Mais do que uma trajetória religiosa e carreira profissional em comum, as trigêmeas Bordoni: Maria Victória, Ana Flávia e Ana Carolina, 21 anos, também compartilham do mesmo sentimento quando abordam a experiência de participar do Domingo de Ramos com jovens de todas as cidades do ABC Paulista.

 

“Desde a infância, nossa família com nossos avós, frequentamos a igreja. E esse evento sempre é significativo para nós, pois não é cansativo, mas alegre. Queremos mostrar que o ensinamento de Jesus não deve ficar restrito a uma sala, mas sim levá-lo para as ruas”, ressalta Maria Victória.

 

“Temos uma missão no mundo, que é juntar cada vez mais jovens para entrar nas comunidades e propagar o projeto de Deus na sociedade”, complementa Ana Flávia.

 

“É um grande desafio fazer com que os jovens não desistam desse projeto. Não somente na alegria, mas nas horas difíceis que devemos também acolher o irmão e levantá-lo para prosseguir na vida”, emenda Ana Carolina.

As trigêmeas participam das atividades na Paróquia Santa Maria Goretti, em Utinga, na cidade de Santo André.

*

Rosto da Diocese

De Rio Grande da Serra, um ônibus com 25 jovens desembarcou em São Bernardo. Integrantes dos grupos Anjos de Resgate e Filhos de Israel participaram de todo o evento e concluíram que a abertura da Semana Santa serviu de preparação para o itinerário que antecede a Páscoa.

 

“Acredito que esse evento é um grande diferencial para toda diocese. Mostra o rosto da nossa diocese. Isso é o mais fantástico”, analisa o radiologista Igor Pedro de Oliveira, 23 anos, membro do Anjos de Resgate na Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião.

 

“Entramos numa semana de oração, meditação e reflexão. E esse momento importante do bispo com a juventude aprofunda a presença de Deus até chegar na ressurreição de Jesus”, revela a vendedora Elisabete Silva Moraes, 32 anos, que integra o grupo de jovens Filhos de Israel desde os 15 anos, na Capela São Francisco de Assis.

*

Aprendizado com o bispo

Do Grupo Sentinelas do Amanhã da Paróquia São José Operário, em Santo André, a auxiliar administrativa Maiara Terezinha Fialho da Silva, 20 anos, destaca o conhecimento oferecido por Dom Pedro aos jovens.

 

“É sempre um aprendizado novo cada vez que o bispo celebra. Aprendemos com ele nesta grande semana da igreja, que devemos celebrar com alegria a trajetória da vitória de Jesus”, conta Maiara, que foi agraciada com uma cesta de produtos sorteada no evento.

 

“A juventude reunida mostra o peso que tem em nossa diocese. Participo dos encontros desde os realizados na Praça do Carmo”, enfatiza o designer de games Vitor Ferreira Rocha, 22 anos, que também participa da paróquia andreense.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags