November 17, 2019

November 1, 2019

Please reload

Posts Recentes

Avisos

November 17, 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Em missa de Pentecostes, Diocese celebra 34 anos de atuação das Oficinas de Oração e Vida

May 20, 2018

Dia especial para a Diocese de Santo André! Cinquenta dias depois da Páscoa, o Dia de Pentecostes (quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos pela primeira vez) foi celebrado na manhã deste domingo (20/05), paralelamente às comemorações de 34 anos de atuação das Oficinas de Oração de Vida no Brasil.

 

Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo padre Joel Nery (pároco da Catedral), a Missa de Ação de Graças ocorreu na Catedral Nossa Senhora do Carmo e destacou o papel evangelizador das “Oficinas”.

 

“Vocês das Oficinas de Oração e Vida têm uma missão importante em nossa Igreja de Santo André. De interceder, pedir junto a Deus Pai pelas lideranças leigas das pastorais e movimentos, que estão à frente das comunidades e assumem ministérios. De rezar pelos cristão batizados viverem as promessas batismais. De fazer com que as pessoas invoquem o Espírito Santo todos os dias”, ressalta Dom Pedro, ao salientar o significado de Pentecostes na atual sociedade.

 

“Qual a missão que Jesus confia aos discípulos? Eliminar o pecado do mundo. Receba o Espírito Santo a quem perdoar será perdoado. O pecado tem mil faces, muitas faces. Maldade e injustiça. Tantas coisas horríveis. Mas o Espírito Santo muda, limpa e faz novas todas as coisas. Devemos invocar o Espírito Santo todos os dias, não só para nós, mas para nossa Igreja, para as pessoas deste mundo”, esclarece.

Fundada pelo frei espanhol Ignácio Larrañaga (1928-2013) em 1984, as Oficinas de Oração e Vida é um movimento eclesial católico, que começou com os encontros e experiências com Deus, sendo reconhecido e aprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo Decreto de Aprovação dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 04 de outubro de 2002, com cerca de 18 mil guias atuando em 44 países e 12 idiomas. Anualmente, cerca de 200 mil participam dos encontros.

 

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas sejam discípulas de Jesus e mestres de oração. Cada família evangelizada muda o ambiente e desta maneira conseguimos mudar um pouco o mundo, também’, sintetiza a coordenadora Local Santo André 3, Sirley Serrano Silveira, que completa: “Nosso trabalho é aprender a orar para aprender a viver”.

 

Atualmente, cinco equipes e 89 guias atuam no Grande ABC, sendo que 500 pessoas são evangelizadas por semestre, segundo consta no documento do Sínodo Diocesano. Uma das referências e grandes incentivadores das Oficinas na região foi Dom Cláudio Hummes, que atuou como bispo da Diocese de Santo André durante duas décadas (1975-1996).

 

Mais informações sobre como participar das Oficinas de Oração e Vida no telefone: (11) 4469-2077 ou pelos sites: www.tovbrasil.com.br e www.tovpil.org

 

Reportagem e fotos: Fábio Sales

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square