October 7, 2019

Please reload

Posts Recentes

Participe das festividades de Nossa Senhora Aparecida!!!

October 7, 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Perguntas solicitadas pela CNBB a Dom Pedro Cipollini sobre a oitava da Páscoa

April 9, 2018

 

Reproduzimos aqui a entrevista concedida pelo Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini à CNBB que explicam a importância, significado e características da oitava da Páscoa. 

 

O que é a oitava da Páscoa? Quais as características?

Falar da oitava da Páscoa é falar sobre a Páscoa em si. A Festa da Páscoa é o coração, a raiz e o fundamento de nossa fé. Com o Domingo é o centro gravitacional de nossa experiência com Jesus, através do Mistério Pascal. Entende-se que a força Pascal é tão grande que o Domingo se desdobra em outros dias para comunicar a sua força. Deste modo são entendidos os cinquenta dias que seguem formando o Tempo Pascal. Mas dentre estes dias do Tempo Pascal, com especial atenção reservam-se oito dias para celebrar solenemente a Ressurreição de Cristo. Deste modo, a Oitava Pascal é, portanto, os primeiros oito dias do Tempo Pascal, iniciados no domingo após a Vigília da Ressurreição.

Acredita-se que a prática das oitavas remontam, no mínimo, ao começo do século IV, e mesmo até à segunda metade do século III, como é fácil de deduzir das homilias descobertas de Astério Sofita sobre os salmos. Astério chama o dia da oitava de “segundo ‘oitavo dia’”. Especula-se que foram introduzidas pela primeira vez por Constantino I, por conta da festa de dedicação das basílicas de Jerusalém e Tiro, que duraram oito dias. Depois disso, festas litúrgicas anuais passaram a ser observadas na forma de oitavas. Atualmente temos duas oitavas: a da Páscoa e a de Natal (já foram muitas, de tantas dividiam-se inclusive por categorias).

Na Oitava Pascal, a Igreja, comunidade do Ressuscitado, proclama solenemente que: “este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos” (Sl 118, 24). As características destes dias são: a alegria Pascal, o Hino de Louvor nas celebrações, o Círio aceso nos dias desta semana e os relatos evangélicos dos encontros com o Ressuscitado. Também antigamente os que eram batizados na Vigília portavam a veste branca durante toda oitava, retirando-a somente no domingo seguinte, o chamado Domingo in albis (em branco). Hoje o Domingo que conclui a oitava é o da Divina Misericórdia. Atente-se também que as antigas fontes batismais e tumbas cristãs tinham a forma de octógonos. O oitavo dia é o primeiro dia, o dia do Ressuscitado, no qual os que foram batizados tomaram parte.

 

Qual a importância da Oitava da Páscoa?

A importância da Oitava Pascal está em sua força catequética/litúrgica de trazer para o centro da celebração da Igreja o mistério da Ressurreição de Jesus Cristo. Isto através da Ressurreição como fato real garantido pelo testemunho dos Apóstolos, testemunho dado com a própria vida. A oitava faz a comunidade perceber que a Páscoa de Jesus continua na ação da Igreja, por isso na Oitava Pascal celebramos que todo dia se tornou Domingo e o Ressuscitado não é uma ideia, um conceito, uma memória, ou uma lenda, mas uma pessoa viva. 

 

Porque a Igreja estende este período pascal por oito dias?

A Igreja acredita que a Oitava Pascal convida-nos a fazer da nossa vida uma contínua Páscoa, um tempo de renovar a confiança no Senhor, colocando em suas mãos a nossa vida e o nosso destino. É um tempo para que, “se Ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são do alto (cf. Col 3,1), onde o Cristo está sentado à direita de Deus: tende gosto pelas coisas do alto, aleluia!”, como afirma a antífona de comunhão da terça-feira da oitava da Páscoa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square