Posts Recentes
Posts Em Destaque

SANTOS ÓLEOS



“O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”



Na Quinta-feira Santa, pela manhã, celebra-se a Missa da Unidade. Por esta ocasião são abençoados os óleos a serem utilizados na liturgia do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. O motivo de se fixar tal celebração nesta data deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.

Os óleos dos enfermos e do Batismo são abençoados e o crismal consagrado em uma celebração do bispo com todos os sacerdotes da Diocese.

Normalmente, a bênção é feita na Catedral Metropolitana ou em outro templo, lugar, escolhido pelo bispo para que tenha a possibilidade de acolher todos os padres da Diocese, pois é uma missa que marca a unidade do clero em torno do seu bispo, também, a representação dos leigos de todas as paróquias e comunidades das Dioceses.

O óleo litúrgico é o óleo de oliva, usado desde o Antigo Testamento para consagração do altar, de sacerdotes, profetas e reis. No Novo Testamento ele aparece como meio de honrar um hospede, curar doente...


Na liturgia moderna utiliza-se os três ÓLEOS:

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta, o protege contra o demônio e o prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Por isso, no ritmo do Batismo, a unção com este óleo é feita antes do batismo.


Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, dá para doente saúde corporal e espiritual, fortalecendo-o para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.


Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.


Com a unção deste óleo nos tornamos profetas, sacerdotes, reis:

Profetas, porque nos tornando então testemunhas de Cristo no meio deste mundo. Mostrar que Deus é Amor através do verdadeiro amor pessoal.

Sacerdotes. Não possuímos o sacerdócio ministerial com o poder de fazer a Consagração na Santa Missa. Mas nos tornamos participantes do sacerdócio de Jesus, pois participamos do novo povo de Deus na Nova Aliança, sendo assim, parte de um povo sacerdotal capaz de oferecer sacrifícios com Cristo.

Reis. Por fim, pelo Batismo nos tornamos reis. Participamos da missão de Jesus Cristo enquanto Rei na função real de Cristo, Rei e Senhor do universo, que se fez o servo de todos, pois “não veio para ser servido, Ele veio para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mt 20, 28). O povo de Deus realiza a sua dignidade real na medida em que viver de acordo com esta vocação de servir com Cristo.

Com Jesus vencemos a morte e o pecado e podemos participar da própria vida de Deus.


Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria Paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Domingo às 10h30  (transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd) e 18h

Terça-feira às 19h30 (somente transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube