October 7, 2019

Please reload

Posts Recentes

Participe das festividades de Nossa Senhora Aparecida!!!

October 7, 2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

O que é a missa?

March 6, 2018

 

“O nosso Salvador na última Ceia instituiu o sacrifício eucarístico de seu Corpo e Sangue para perpetuar o sacrifício da cruz através dos séculos até a sua volta, e para confiar à Igreja, sua esposa muito amada, o memorial de sua morte e ressurreição.” (SC 47)

 

A missa é o culto mais sublime que oferecemos ao Senhor. É a perpetuação do sacrifício da cruz, o momento da entrega total de Jesus por mim, e por isso é justo que eu participe dela. A Santa Missa começa com o desejo e a disposição em se celebrar os Mistérios de Cristo.

“A Missa é ao mesmo tempo e inseparavelmente o memorial sacrificial no qual se perpetua o sacrifício da Cruz, e o banquete sagrado da comunhão ao Corpo e ao Sangue do Senhor” (Cat. §1382).

 

A Celebração da Eucaristia é o encontro de duas grandes mesas, intimamente unidas entre si, que constituem um só ato de culto e que portam da mesma dignidade: MESA DA PALAVRA e MESA DA EUCARISTIA.

 

Na Missa ou Ceia do Senhor, o povo de Deus é convocado e reunido, sob a presidência do sacerdote que representa a pessoa de Cristo, para celebrar a memória do Senhor ou sacrifício eucarístico. Por isso, a esta reunião local da santa Igreja aplica-se, de modo eminente, a promessa de Cristo: "Onde dois ou três estão reunidos no meu nome, eu estou no meio deles" (Mt 18, 20). Pois, na celebração da Missa, em que se perpetua o sacrifício da cruz, Cristo está realmente presente tanto na assembleia reunida em seu nome, como na pessoa do ministro, na sua palavra, e também, de modo substancial e permanente, sob as espécies eucarísticas. (IGMR 27)

 

Participar de uma ação litúrgica não pode ser um ato meramente formal. Temos de querer aquilo e querer por motivos verdadeiros, estar convencidos de que a Liturgia tem um alto significado para nossa vida de fé. Nossa participação deve ser ativa, frutuosa e consciente.

Dizer que rezar em casa é a mesma coisa que ir à missa é por demais pretensioso. É querer dizer que nossas orações particulares são melhores que a missa, que é celebrada por toda uma comunidade. Vamos à missa para ouvir e saber o que o Senhor nos propõe a nossa vivencia diária. Não basta ouvir. Devemos pôr em prática a Palavra de Deus.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square