Aborto: Questão de vida e morte

Acabo de ler texto de autoria de dois médico: A. Faúndes e J. Barzelatto (O drama do Aborto, Ed. Komedi, 2004).  Não tratam do aborto espontâneo, mas do provocado, ou interrupção da gravidez intencional. O aborto é fenômeno universal. No século XX adquiriu tal radicalização que faz da nossa, uma sociedade abortista. Já não é eliminação de gravidez indesejada. Sua prática entra no contexto da liberalização sexual e da liberdade feminina de dispor do próprio corpo. É provável que morra mais “indivíduos” nas práticas abortivas do que em guerras ou epidemias inclusive a Covid-19. Impressionam, as estatísticas apresentadas no terceiro capítulo da obra. Digo indivíduos, a partir desta caracterizaç

Os profetas

Na linguagem corrente profeta é quem adivinha o futuro. Na Bíblia, de acordo com o hebraico, designa um homem que fala abertamente para proclamar a vontade de Deus. Na língua grega quer dizer arauto, mensageiro. Os profetas clamam por fidelidade aos desígnios de Deus e aos compromissos assumidos pelo povo diante de Deus. O que Deus quer? Quer um mundo de justiça e paz, onde não haja miseráveis e milionários, famintos e glutões, injustiçados e opressores. Enfim Deus quer um mundo como ele projetou para o ser humano: Ele sendo Pai de todos e, todos vivendo como irmãos. É seu Reino. O profeta ensina que a salvação das almas está conectada com a salvação dos corpos: “Se eu tenho fome é um proble

Estar com Ele e ser missionário

O Ano Vocacional em nossa Diocese deseja despertar nos corações e mentes a preocupação com o seguimento de Jesus, que é a vocação de todos os cristãos, em especial dos chamados ao ministério ordenado. No Evangelho segundo São Marcos, sempre me chamou muito a atenção o episódio da eleição ou escolha dos doze apóstolos: “Subiu (Jesus) depois a um monte e chamou os que Ele quis” (Mc 3,13). O lugar alto como uma montanha tem significado especial na Bíblia. É o lugar da manifestação de Deus, do encontro com Ele. O Evangelista ainda destaca que Jesus chamou quem Ele quis, enfatizando assim que a escolha é de Jesus unicamente. E aqui fica patente que toda vocação é um chamado misterioso, envolto na

A pessoa vale mais

Não há dúvida que vivemos momento agravante da crise econômica que já vem de algum tempo. A pandemia colocou-nos em situação de petição de miséria como se diz. Há um falso dilema: a economia ou a vida? Não sendo economista, não tenho credenciais para falar como técnico na área, mas como cidadão, observador da sociedade e teólogo. Desta perspectiva posso dizer algo, já que até mesmo economistas de profissão estão inseguros. Cada um entende uma parte da confusão que se armou no sistema financeiro. A pergunta que se faz é: qual o objetivo do sistema financeiro neste momento? A movimentação financeira está a serviço de quem? Será que o mundo financeiro como está organizado, traz realização para

Posts em Destaque
Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube ícone social
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria Paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Domingo às 10h30  (transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd) e 18h

Terça-feira às 19h30 (somente transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube