Natal: Deus se fez criança

Jesus Cristo é o “sol de justiça”(Mal 4,2) anunciado pelo profeta. Ele mesmo disse: “eu sou a luz do mundo”(Jo 8,12;9,5). Natal é para nós festa da luz, a luz de Cristo que se manifestou à humanidade: “O povo que estava nas trevas viu uma grande luz” (Is 9,2). O Natal é luz porque traz esperança. Esperança em primeiro lugar para os pobres. Os Evangelhos nos relatam que os pobres pastores foram os primeiros a serem convidados a visitar Jesus, na gruta de Belém envolta em luz. O natal comemora o nascimento histórico de Jesus. Tornando-se um de nós Jesus o Filho de Deus vem fazer a experiência da com-paixão na solidariedade humana. É a kenose (abaixamento) que vai até à morte na qual inicia-se

No ângelus, Papa Francisco falou da alegria e da dúvida, ambas experiências que fazem parte da nossa

“O Advento nos diz que não basta acreditar em Deus: é preciso todos os dias purificar a nossa fé”. Estas são palavras do Papa Francisco ao rezar com os fiéis e peregrinos na Praça São Pedro a oração do Angelus, no domingo, 14 de dezembro. Em sua alocução, o Pontífice comentou as leituras deste terceiro domingo do Advento, conhecido como domingo “da alegria”. Alegria e dúvida De um lado, o profeta Isaías faz um convite à alegria: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus […] ele que vem para vos salvar”. E então tudo se transforma: o deserto floresce, o consolo e a alegria tomam conta dos perdidos de coração, o coxo, o cego e o mudo são curados. Já no Evangelho, João Batista vive um

Que rei sou eu?

Quando nasceu Jesus, vieram reis magos visitá-lo e presenteá-lo. Mas Jesus nasceu pobre entre os pobres. Também durante sua vida quiseram fazê-lo rei, ele não aceitou. Durante seu julgamento (Jo 18,35ss), Pilatos perguntou se era rei. Ele disse que sim, mas seu reino “não era deste mundo”. Aproximando o Natal é bom refletir sobre isto, porque Jesus continua reinando através dos séculos, em que pese as ondas contrárias. Quando foi condenado a morrer na Cruz, colocaram sobre sua cabeça a inscrição: “Este é o rei dos judeus”. Isto para sinalizar que era um rei fracassado. Para as autoridades sim. Para o povo que o conhecia, e testemunhou sua vida, ele era mesmo o rei, porém, de “um outro mundo

Posts em Destaque
Posts Recentes
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • YouTube ícone social
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria Paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Domingo às 10h30  (transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd) e 18h

Terça-feira às 19h30 (somente transmissão pelo Facebook @paroquiapsjd

  • Grey Facebook Icon
  • Cinza ícone do YouTube