Nosso Pároco

PADRE DÉCIO DIAS MIRÂNDOLA

Aos dois dias do mês de fevereiro de 1958, nasceu em Santo André, Décio Dias Mirândola, filho do maquinista da Estrada de Ferro Santos Jundiaí, Nelson Mirândola (já falecido) e Josefa Dias Mirândola. Tem um irmão casado e um sobrinho.

Morou os primeiros treze anos de sua vida em Paranapiacaba. No ano de 1971 se mudou para Ribeirão Pires. No ano seguinte, com 14 anos, começou a trabalhar numa indústria de máquinas operatrizes. Passado alguns anos foi para a faculdade fazer o curso de engenharia mecânica.

Quando frequentava a Paróquia de Sant´Anna, sendo o paróco Padre José Rascelli, que havia sido seu catequista, sentiu o despertar de sua vocação. Na época freqüentava também, a comunidade de jovens da Paróquia São José, participando dos movimentos dirigidos aos jovens.

Seguindo o seu chamado, foi estudar Filosofia no Mosteiro de São Bento. Durante o primeiro ano como seminarista morou com seus pais. Naquela época (1978) a Diocese não dispunha de Seminário, o que veio a acontecer no ano seguinte.

Seus estudos de Filosofia foram concluídos na UNIFAI, obtendo licenciatura plena em Filosofia. Em 1981 ingressou no curso de Teologia na então Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (agora ligada à PUC – SP), concluindo o curso em 1984.

No ano seguinte iniciou na mesma faculdade o mestrado em Teologia Dogmática. Foi neste mesmo ano, 1985, que foi ordenado presbítero, pelas mãos de Dom Cláudio, cardeal Hummes, no dia 29 de setembro de 1985.

Foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças em dezembro de 1985. Residia, porém na Paróquia Santa Joana D’Arc onde também foi nomeado Vigário Paroquial.

Em 1986 foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças.


Em 1992 foi nomeado Diretor do Instituto de Teologia e também neste ano obteve o título de Mestre em Teologia.

Em 1996 foi para Roma fazer doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo o título de Doutor em 2001, com uma tese que propõe o diálogo da Teologia com a Cosmologia Científica e as Ciências Exatas: Física e Astrofísica.

Em 2007 veio para a Paróquia Santa Joana D’Arc. Com o falecimento do Padre Argemiro em 04 de março de 2008, foi nomeado Administrador Paroquial.


Em 2008 passou a fazer parte da Equipe de Formadores da Diocese: é responsável pela dimensão intelectual dos estudantes de filosofia e teologia.


Em 2010 foi nomeado Vice-Reitor da Casa de Formação Teológica.

Além do exercício do ministério sacerdotal, também é professor no Instituto de Teologia, lecionando Metafísica, Introdução à Filosofia, Filosofia da Ciência, Cosmologia e Revelação.

Devoto de Santo Atanásio, Santo Agostinho, Santo Alberto Magno, Santo Tomás de Aquino, Santo Ambrósio, São José e São Pedro, e é claro, especial veneração por Nossa Senhora Aparecida.

Por ser professor, também se dedica aos estudos e a pesquisa, sobretudo nas áreas de Teologia, Filosofia e também Ciências Físicas: astronomia, astrofísica e física, porém o que mais gosta de fazer é celebrar com o povo, as alegrias, as tristezas, as esperanças ou as angústias, mas acima de tudo, CELEBRAR A NOSSA FÉ.


No dia 30 de dezembro de 2010 foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Joana d’Arc, onde já exercia a função de Administrador Paroquial desde 2008.

LOCALIZAÇÃO

(11) 4451-2712 

Rua Francisco Inácio, 92 - Vl. Vitória

Santo André/SP  CEP 09172-720

paroquiajoanadarc@gmail.com

Secretaria paroquial: Segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 e Sábado das 8h às 11h30

 

Missas: Segunda-feira às 7h30 (Cemitério Vl. Pires) e 15h (Paróquia), terça a sexta-feira às 7h30, sábado às 16h e domingo às 7h, 9h, 10h30 e 18h

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Cinza ícone do YouTube